No dia 13/08, às 9h30, na UFU Campus Umuarama (auditório do bloco 8C), com a presença especial de Aleida Guevara, médica, escritora, ativista e filha de Che Guevara.
Aleida é médica pediatra em Cuba e uma defensora do sistema cubano, que oferece acesso universal à saúde. Ela trabalhou como médica em Cuba e em outros países, como Angola, Equador e Nicarágua. Ela é reconhecida por seu trabalho em lares para crianças com deficiência e refugiadas, além de seu envolvimento em projetos de apoio médico em áreas afetadas por desastres naturais.
Guevara tem sido uma voz ativa na defesa do sistema de saúde cubano, criticando o bloqueio imposto pelos Estados Unidos como um obstáculo significativo para o acesso a medicamentos, insumos médicos e equipamentos essenciais. Mas mostra como Cuba, mesmo com recursos limitados, conseguiu construir um sistema de saúde universal e de alta qualidade, que é uma referência mundial, baseado na solidariedade e no compromisso com a saúde pública.
O evento é organizado pela ADUFU – Seção Sindical, SINTET/UFU, MST, MTL, CMP, APG/UFU, Liga de Saúde Coletiva/UFU, Cozinhas Comunitárias, Consulta Popular, CAHIS, Afronte e Levante Popular da Juventude.
Inscreva-se gratuitamente: https://bit.ly/aleidaguevaraeasaudeemcuba