imprensa@adufu.org.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Nota de repúdio da ADUFU a Eduardo Bolsonaro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No dia 9 de julho de 2023, o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro participou de um evento pró-armas em Brasília. Durante o ato, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro discursou e proferiu falas de caráter falacioso e ofensivo aos professores e às professoras. De acordo com o deputado, “não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas […]. Talvez o professor doutrinador seja pior”.

A relação entre professores/as e traficantes é diametralmente oposta. O aprendizado transmitido pelos/pelas docentes liberta as pessoas da ignorância, as previne de opressões e armadilhas para enfrentar a vida, enquanto o tráfico de drogas aprisiona e mata. Portanto, a comparação feita pelo deputado é completamente falsa e criminosa, sendo parte de um discurso extremista que lhe é próprio e demoniza a categoria, constituindo-se numa tentativa de criminalizar a atividade de ensino tão arduamente exercida por muitos e muitas no nosso país.

São acusações que não possuem nenhum fundamento e demonstram desconhecimento do processo de ensino e aprendizagem. Até mesmo a palavra “doutrina” é usada erroneamente pela extrema direita para coagir seus seguidores e seguidoras a acreditarem que estudantes não estão livres para exercerem suas ideias e pensamentos. A ADUFU enquanto Seção Sindical repudia e lamenta a situação desgastante que se iniciou no governo de Jair Bolsonaro em desfavor da categoria docente, da ciência e do próprio humanismo.

No contexto em que a fala foi feita, uma manifestação do “movimento” armamentista, é até cruel pensar que mais escolas e faculdades podem vir a sofrer mais agressões, além daquelas que já vivenciamos. Portanto, é preciso urgentemente responsabilizar o autor de tal fala, para que não haja incitação a outras violências: EXIGIMOS CASSAÇÃO E JUSTIÇA!