Diante do cenário criminoso que se deu em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023, a ADUFU – Seção Sindical se posiciona contra os atos terroristas e extremistas que desrespeitaram a democracia e os próprios poderes da República.
Dessa forma, não podemos deixar de mencionar a irresponsabilidade da Polícia do Distrito Federal e do governador distrital ao permitir que os/as invasores/as atacassem o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, visto que a polícia e o próprio governo do DF, de Ibaneis Rocha, foram coniventes e não agiram na defesa do patrimônio público em Brasília.
Por esse e outros motivos, entendemos serem acertadas as medidas de afastamento do governador do DF e da intervenção federal na segurança distrital, além de trabalhar pela identificação, autuação e responsabilização dos/as responsáveis (praticantes e financiadores/as).
Por fim, lamentamos a lesão ao patrimônio do povo brasileiro, que certamente demandará um dispêndio de recursos que poderia ser utilizado na melhoria da vida de nossa gente.
Essa Seção Sindical está disposta a batalhar pela democracia brasileira e honrará a tradição de lutas que a categoria docente tem na construção da democracia e de um país cada vez mais desenvolvido, com justiça social e soberano.
Assista a declaração do presidente da ADUFU, professor Sidiney Ruocco Junior: