A Diretoria Executiva da ADUFU – Seção Sindical, gestão “Florescer nas Lutas”, lamenta profundamente o falecimento da professora do Instituto de Geografia (IG) UFU e filiada à ADUFU desde 1980, Marlene de Muno Colesanti. Ela foi Primeira Secretária da ADUFU de 1985 a 1987.
A professora Marlene Colesanti é uma referência no trabalho acadêmico e na atuação política. Sempre esteve presente nas lutas ambientais e posicionou-se firmemente em favor dos marginalizados/as.
Marlene foi professora da graduação e da pós-graduação da UFU, tendo ingressado na recém-federalizada Universidade de Uberlândia, em 1979, atuando como professora de Estudos dos Problemas Brasileiros. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) por dois mandatos (de 1997 a 2004). Foi, ainda, diretora do IG em dois sucessivos mandatos (de 2005 a 2013). Como conselheira no Conselho Universitário (Consun), debateu importantes questões junto à comunidade universitária, colaborando com as políticas universitárias de cultura, de meio ambiente, de ensino e de extensão.
Dialogou, de maneira democrática e respeitosa, com partidos políticos, movimentos sociais, sindicais e estudantis, em defesa da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade.
Expressamos nossas condolências à família, aos amigos e amigas, colegas de trabalho e, especialmente, aos filhos Franco e Renzo e aos netos Davi e Luís.
Professora Marlene Colesanti, presente!