imprensa@adufu.org.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Nota de pesar da ADUFU pelo falecimento da professora Marlene Colesanti

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Diretoria Executiva da ADUFU – Seção Sindical, gestão “Florescer nas Lutas”, lamenta profundamente o falecimento da professora do Instituto de Geografia (IG) UFU e filiada à ADUFU desde 1980, Marlene de Muno Colesanti. Ela foi Primeira Secretária da ADUFU de 1985 a 1987.

A professora Marlene Colesanti é uma referência no trabalho acadêmico e na atuação política. Sempre esteve presente nas lutas ambientais e posicionou-se firmemente em favor dos marginalizados/as.

Marlene foi professora da graduação e da pós-graduação da UFU, tendo ingressado na recém-federalizada Universidade de Uberlândia, em 1979, atuando como professora de Estudos dos Problemas Brasileiros. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) por dois mandatos (de 1997 a 2004). Foi, ainda, diretora do IG em dois sucessivos mandatos (de 2005 a 2013). Como conselheira no Conselho Universitário (Consun), debateu importantes questões junto à comunidade universitária, colaborando com as políticas universitárias de cultura, de meio ambiente, de ensino e de extensão.

Dialogou, de maneira democrática e respeitosa, com partidos políticos, movimentos sociais, sindicais e estudantis, em defesa da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade.

Expressamos nossas condolências à família, aos amigos e amigas, colegas de trabalho e, especialmente, aos filhos Franco e Renzo e aos netos Davi e Luís.

Professora Marlene Colesanti, presente!