O Programa de Educação Tutorial (PET) UFU, seguindo suas diretrizes nacionais, foi criado na Universidade Federal de Uberlândia, para execução de atividades de ensino, pesquisa, extensão, além de atividades de caráter coletivo/integrador e afirmativas, de maneira articulada entre pesquisa, ensino e extensão, garantindo assim uma formação global, qualificada e socialmente referenciada a seus participantes, envolvendo tanto a comunidade interna quanto a externa à UFU. Tudo isto planejado e executado pelos discentes de graduação integrantes dos 40 grupos PET da UFU, os petianos e petianas, com o apoio de seus(as) tutores(as). Destes, 22 grupos são de caráter institucional (PETs UFU), ou seja, é a própria UFU que aporta recursos financeiros para o seu custeio. Importante lembrar que a UFU é uma importante referência neste Programa de caráter nacional, e as atividades desenvolvidas por seus 40 grupos PETs são reconhecidas e referenciadas não apenas em Uberlândia, mas nacionalmente.
No entanto, embora os valores das bolsas universitárias tenham sido reajustados pelo Ministério da Educação (MEC) em fevereiro de 2023, a Universidade Federal de Uberlândia não ajustou as bolsas dos seus 22 grupos PETs institucionais. Ou seja, os petianos e petianas daquela modalidade seguem recebendo R$400,00 mensalmente, e não os R$700,00 garantidos aos PETs MEC. Embora a administração superior da UFU alegue falta de orçamento, entendemos que há a necessidade de ajustes orçamentários em caráter de urgência para que tal correção seja executa de imediato, como já fizeram outras Universidades mineiras como a UFMG, UFV e UFLA, entre outras. O avanço das políticas neoliberais associado à recente Pandemia do COVID-19 ampliou as dificuldades socioeconômicas das famílias, e na UFU já são muitos os petianos e petianas que precisam aderir a outros programas com valores de bolsas maiores para que possam garantir suas permanências na Universidade (PIBIC, IC, RP, etc.), se desligando assim do PET UFU, fato este que tem comprometido a qualidade das atividades executadas pelos grupos PETUFU, e até mesmo sua continuidade na Universidade Federal de Uberlândia. Por este motivo, alguns grupos PETs UFU estão paralisando suas atividades, reivindicando a equiparação imediata entre as duas modalidades bolsas (PET MEC e PET UFU).
Assim, a ADUFU – SS, reconhecendo a importância deste importante Programa para as universidades brasileiras, e para a UFU em particular, APOIA integralmente a posição dos grupos PET UFU, entendendo a necessidade de um plano de ação orçamentária por parte da administração superior da UFU, em caráter de urgência, que garanta esta necessária correção financeira, bem como de uma política orçamentária permanente de reconhecimento de seus grupos PETs, como já são nacionalmente.