imprensa@adufu.org.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Delegação da ADUFU marca presença no primeiro dia de Congresso do ANDES-SN em Rio Branco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Na manhã desta segunda, 06 de fevereiro de 2023, teve início o 41º Congresso do ANDES-SN, em Rio Branco – AC. A delegação que representa a ADUFU-SS, composta pelos professores da UFU: Sidiney Ruocco (Presidente da ADUFU), Silma Nunes (Secretária-Geral da ADUFU), Vanessa Matos (Primeira Secretária da ADUFU), Edilson Graciolli (Secretário de Formação Sindical da ADUFU), Danilo Martuscelli (Incis), Eduardo Tullio (Iarte), Helvecio Damis (Fadir), Luiz Paulo Melo (Incis) e Ricardo Brocenschi (IQ), encontra-se presente no Auditório Carlos Alberto Simão, localizado na Universidade Federal do Acre (UFAC), local que abrigará as atividades do Congresso até a próxima sexta, 11. Os números do encontro contabilizam 83 seções sindicais, 447 delegados/as, 150 observadores/as, 17 convidados/as e 34 diretores/as do ANDES-SN, totalizando 648 participantes.

Os trabalhos se iniciaram com uma apresentação cultural com as “Mulheres do Canto de Cristal”, grupo composto por Mulheres do povo Yawanawá, originárias da Terra Indígena do Rio Gregório, todas elas professoras indígenas formadas pela UFAC. Tais mulheres, que vivem em contexto urbano, através da musicalidade, buscam formas de continuar fortalecendo sua identidade e tradição.

Em seguida, por volta das 11h, foi instalada a plenária de abertura, composta por inúmeras lideranças políticas nacionais, como Rivania Moura (presidenta do ANDES-SN), Maria Regina de Ávila (secretária-geral do ANDES-SN), Amauri Fragoso (1º tesoureiro do ANDES-SN), José Sávio da Costa (1º vice-presidente da regional Norte do ANDES-SN), Letícia Mamed (presidenta da ADUFAC), Guida Aquino (reitora da UFAC), Amanda Dornelles (Movimento pela Universidade Popular), Dercy Telles (líder seringueira e primeira mulher a presidir o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Luana Silva (coordenadora da Pastoral da Juventude), Nedina Yawanawá (representante do movimento indígena do AC), André Valuch (Fórum Sindical e Popular da Juventude) e Paulo Barela (CSP-Conlutas). Após a mesa de abertura, foi lançado o número 71 da Revista Universidade e Sociedade do ANDES-SN.

Posteriormente, por volta das 13h, iniciou-se a Plenária de Instalação do evento, que acolheu majoritariamente a inclusão dos textos de apoio e resolução que tratam de doação financeira do Sindicato Nacional ao povo Yanomami, que vive uma tragédia humanitária. O tema será debatido e votado na Plenária do Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras, que ocorrerá na noite da quinta-feira, 9.

No turno vespertino, entre  às 16h e 20h, ocorreu a Plenária do Tema I – Conjuntura e Movimento Docente. Os Textos de Análise acerca da temática, de modo geral, apresenta dois pontos de vista: o primeiro, de preocupação com a autonomia do Sindicato Nacional frente ao novo governo do presidente Lula, escritos por docentes que não concordam com qualquer negociação com o governo e entendem que a entidade precisa estar completamente apartada do governo de frente ampla; o segundo, que defende o diálogo entre a entidade e o novo governo federal, que historicamente valorizou a educação pública e ouviu as demandas dos/as professores/as brasileiros.

Antes da Plenária do Tema I, alguns homens do sindicato realizaram uma intervenção no auditório, com palavras de ordem e cartazes contra o machismo, afirmando que a luta contra o machismo também é dos homens.