Por Isley Borges
Na noite de 17 de novembro, última quinta-feira, ocorreu a Assembleia Geral da ADUFU-SS, na sede da seção sindical, que discutiu: a prestação de contas de julho de 2021 a julho de 2022, a apreciação de proposta da Direção Colegiada sobre aquisição de terreno e a aprovação de ingresso de ação coletiva contra a resolução do Conselho Diretor da UFU que permite a contratação de professor voluntário.
Informes
O primeiro informe diz respeito à Tarde Afro-Brasileira 2ª edição, que celebra o Novembro Negro, mês que abriga reflexões sobre negritude e consciência negra, que ocorrerá no dia 26/11 (sábado), a partir das 13h, na sede, com custo de R$50 (que inclui o consumo de bebidas diversas e culinária afro-brasileira). Para fazer a reserva do ingresso, acesse: https://forms.gle/NkQ5ULCbt5zhxakL9.
O segundo informe se refere a organização para ida à posse de Lula, em 01/01/2023, na capital federal. Os/as docentes interessados/as precisam responder ao seguinte formulário: https://forms.gle/G5udy17WFqnivYGN6. Cada docente filiado/a poderá levar até um acompanhante.
Em seguida, o professor Edilson Graciolli, Secretário de Formação Sindical da ADUFU, divulgou a mesa redonda que ocorrerá amanhã, quarta-feira, 23 de novembro, em formato híbrido, a partir das 17h, que fará uma análise pós-eleições 2022. O evento contará com a participação de Graciolli, Danilo Matuscelli (Incis/UFU) e José Carlos Muniz (advogado da ADUFU). A Diretoria ainda informou que prestará assessoria jurídica no caso de um aluno do Teatro/UFU, que foi assassinado em Araguari.
Por último, os professores Sidiney Ruocco Junior, presidente da ADUFU-SS, e Silma Nunes, secretária-geral da ADUFU, informaram sobre a participação da ADUFU no 14º Conad Extraordinário do ANDES-SN, que discutiu a permanência ou desfiliação do Sindicato Nacional à CSP-Conlutas. O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de novembro e indicou a desfiliação ao 41º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá em fevereiro de 2023 no Acre.
Deliberações
• A prestação de contas de julho de 2021 a julho de 2022 foi apresentada, discutida e aprovada por unanimidade. O/a docente pode acessar todo o material referente a esta prestação em: www.adufu.org.br/transparencia;
• A Assembleia decidiu por não deliberar sobre a proposta da Direção Colegiada, que indica aquisição de terreno pela ADUFU. Neste sentido, ficou resolvida a construção de uma comissão para dar prosseguimento aos trabalhos. A professora Rosana Ono (FOUFU) colocou o seu nome à disposição para compor o grupo;
• Com a concordância da Assembleia, o setor jurídico da seção sindical ingressará com uma ação coletiva contra a resolução do Condir/UFU, que autoriza a contratação de professor voluntário nas universidades.