imprensa@adufu.org.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Comandos Locais de Greve da UFU se reúnem com o Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do governo Lula, Silvio Almeida

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Na tarde de ontem, 11 de junho, a Universidade Federal de Uberlândia recebeu a visita do Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do governo federal, Silvio de Almeida. Os Comandos Locais de Greve da ADUFU – Seção Sindical e do SINTET/UFU, representantes das/os docentes e das/os técnicas/os administrativas/os da UFU, foram recebidos/as pelo Ministro e solicitaram apoio no processo de negociação pelo qual passa o movimento grevista da educação federal. 

A ADUFU foi representada pelos/as professores/as Claudia Müller (Iarte), Daniela Crosara (Fadir) e Guimes Rodrigues Filho (IQ). Na manhã da terça-feira, o movimento realizou um “trancaço”, fechando as entradas da universidade e com faixas que diziam: “Bem-vindo, Ministro Silvio Almeida! Ajude-nos na negociação com o Lula!”; “Ministro Silvio Almeida, apoiamos a sua luta contra o racismo!” e “Ministro Silvio Almeida, apoiamos a sua luta contra a privatização dos presídios!”.

Na ocasião, foi entregue para o Ministro uma carta, assinada pelos Comandos Locais de Greve da ADUFU, do SINTET e do SINASEFE, que apresentou uma síntese do movimento grevista em luta pela educação pública brasileira. A carta diz: “Sabemos que sem investimento em educação pública não é possível transformar a realidade de um país. Não por acaso, a educação figurava como uma das prioridades nas eleições de 2022. Tal prioridade precisa ser traduzida na recomposição dos orçamentos das universidades e Institutos Federais e na valorização dos/as servidores/as da educação pública federal (…)”. Leia a carta na íntegra: https://bit.ly/CartaGrevistasMinistro.

Segundo a professora Daniela Crosara, as/os representantes da ADUFU destacaram a necessidade de interlocução do Ministro junto a Lula: “Pedimos a ele que tivesse um olhar sensível para as nossas demandas, que se relacionam com um direito humano,  que é a educação e a dignidade do trabalho, que precisávamos de um interlocutor junto ao governo para sensibilizá-lo sobre a importância de manter um diálogo com os docentes na mesa de negociação”, revelou.

Silvio Almeida veio à UFU para a palestra intitulada “Racismo Estrutural nas Instituições de Ensino Superior”. A palestra foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFU, a PROEX, em parceria com o Diretório Acadêmico XXI de Abril, do curso de Direito, e mediada pela deputada federal Dandara (PT). O estacionamento da Reitoria da universidade ficou lotado para ouvir o ministro e prestigiar a feira artística e gastronômica. Antes, no começo da tarde, o Ministro fez o lançamento do início das obras do Centro de Extensão em Direitos Humanos Madáh.