A caravana do Comando Local de Greve da ADUFU se uniu, em Brasília, na última sexta-feira (14), ao Comando Nacional e a professores, professoras e discentes de dezenas de instituições federais de ensino de todo o Brasil para uma manifestação pela retomada das negociações com o governo.
As e os manifestantes marcharam da Catedral de Brasília até o MEC onde ocorreu uma reunião entre os Comandos Nacionais de Greve (CNG) e diretorias do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra e representantes do MEC e do MGI.
Alguns avanços foram conquistados na reunião do dia 14: o MEC sinalizou o aceite da imediata revogação da Portaria 983, que alterou a carga horária mínima no ensino EBTT prejudicando o exercício da pesquisa e da extensão e criando uma diferença em relação ao magistério superior, com criação de um Grupo de Trabalho para elaborar a nova regulamentação. A revogação seria imediata, após a assinatura do acordo. O MEC também se comprometeu com a isonomia entre docentes da carreira EBTT e do Magistério superior no que tange ao controle de frequência com a alteração do Decreto 1590 e impôs o ponto eletrônico para professores e professoras do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, impactando de forma negativa o fazer docente e o tripé ensino, pesquisa e extensão.
O governo também aceitou a reivindicação de ampliação do Reconhecimento de Saberes de Competências (RSC) para docentes aposentados e aposentadas do EBTT. Há já vários processos na Justiça para garantir esse direito e o governo se comprometeu a não mais recorrer das decisões favoráveis aos aposentados e aposentadas.
O governo anunciou que abrirá mão apresentar contraponto nessas ações. O governo sinalizou, ainda, positivamente quanto à revogação da Instrução Normativa 66, que tem dificultado a progressão de várias e vários docentes e sido alvo de várias judicializações. Um novo elemento também foi colocado pelo Sinasefe, que apresentou outra proposta de ajuste nos steps das carreiras do magistério federal e do EBTT.
Uma nova rodada de assembleias será realizada pelos comandos locais de greve em todo o Brasil. O Comando Local da ADUFU realiza assembleia no Bloco 3Q da UFU nesta quinta-feira (20), para consultar a categoria sobre a avaliação dessas novas propostas e sobre a continuidade da greve.
Veja o álbum de fotos da caravana: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1018095616990766&type=3