imprensa@adufu.org.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Comando Local de Greve da ADUFU nas Lutas de 14 de junho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A caravana do Comando Local de Greve da ADUFU se uniu, em Brasília, na última sexta-feira (14), ao Comando Nacional e a professores, professoras e discentes de dezenas de instituições federais de ensino de todo o Brasil para uma manifestação pela retomada das negociações com o governo.

As e os manifestantes marcharam da Catedral de Brasília até o MEC onde ocorreu uma reunião entre os Comandos Nacionais de Greve (CNG) e diretorias do ANDES-SN, Sinasefe e Fasubra e representantes do MEC e do MGI.

Alguns avanços foram conquistados na reunião do dia 14: o MEC sinalizou o aceite da imediata revogação da Portaria 983, que alterou a carga horária mínima no ensino EBTT prejudicando o exercício da pesquisa e da extensão e criando uma diferença em relação ao magistério superior, com criação de um Grupo de Trabalho para elaborar a nova regulamentação. A revogação seria imediata, após a assinatura do acordo. O MEC também se comprometeu com a isonomia entre docentes da carreira EBTT e do Magistério superior no que tange ao controle de frequência com a alteração do Decreto 1590 e impôs o ponto eletrônico para professores e professoras do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, impactando de forma negativa o fazer docente e o tripé ensino, pesquisa e extensão.

O governo também aceitou a reivindicação de ampliação do Reconhecimento de Saberes de Competências (RSC) para docentes aposentados e aposentadas do EBTT. Há já vários processos na Justiça para garantir esse direito e o governo se comprometeu a não mais recorrer das decisões favoráveis aos aposentados e aposentadas.

O governo anunciou que abrirá mão apresentar contraponto nessas ações. O governo sinalizou, ainda, positivamente quanto à revogação da Instrução Normativa 66, que tem dificultado a progressão de várias e vários docentes e sido alvo de várias judicializações. Um novo elemento também foi colocado pelo Sinasefe, que apresentou outra proposta de ajuste nos steps das carreiras do magistério federal e do EBTT.

Uma nova rodada de assembleias será realizada pelos comandos locais de greve em todo o Brasil. O Comando Local da ADUFU realiza assembleia no Bloco 3Q da UFU nesta quinta-feira (20), para consultar a categoria sobre a avaliação dessas novas propostas e sobre a continuidade da greve.

Veja o álbum de fotos da caravana: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1018095616990766&type=3