imprensa@adufu.org.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

COM AMPLA PARTICIPAÇÃO DA CATEGORIA DOCENTE, ASSEMBLEIA GERAL DA ADUFU DELIBEROU POR CONSTRUÇÃO DE GREVE NA UFU NESTE PRIMEIRO SEMESTRE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Na noite de ontem, 20 de março, ocorreu a Assembleia Geral da ADUFU – Seção Sindical no auditório do bloco 3Q, da UFU campus Santa Mônica. A pauta da Assembleia incluía dois pontos principais, quais sejam: a apreciação, por parte da categoria docente, de encaminhamento trazido do 42º Congresso do ANDES – Sindicato Nacional, que apontou para a construção de uma greve neste primeiro semestre de 2024 e, ainda, a constituição de um Comitê de Mobilização composto por docentes, técnicos-administrativos e estudantes, objetivando o fortalecimento da luta conjunta entre os três segmentos. 

A Assembleia contou com ampla participação da categoria docente, com 154 professoras e professores, de acordo com a lista de presença. Não apenas a categoria docente estava presente, mas também os representantes do Comando Local de Greve do Sintet/UFU e da Fasubra, membros/as do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Associação de Pós-Graduandos (APG) e de coletivos do movimento estudantil. 

Professoras e professores relataram a perda do poder de compra de seus salários e a preocupação quanto às condições de trabalho e  a falta de recursos nas universidades públicas. No debate da conjuntura ganhou destaque a compreensão de que os tempos são difíceis com o avanço da extrema direita. Considerando tal cenário, se avaliou a pertinência da greve para o enfrentamento da complexa conjuntura. As/os presentes puderam ouvir posições contrárias e favoráveis à greve. Após significativo e profícuo debate, a proposta foi colocada em votação nos termos da convocação da assembleia, ou seja: a construção de uma greve do ANDES-SN e do setor da educação, no primeiro semestre de 2024, tendo como horizonte a construção de uma greve unificada no funcionalismo público federal em 2024. A proposta foi aprovada com 53 votos favoráveis, 31 votos contrários e nenhuma abstenção. Na assembleia foi aprovada a criação do Comitê de Mobilização dos três segmentos. A diretoria da ADUFU vai procurar SINTET, DCE e APG para viabilizar essa deliberação. 

A posição da Assembleia Geral da ADUFU será comunicada na reunião de setor das federais do ANDES-SN, que ocorrerá em Brasília amanhã, 22 de março. Nesta reunião, seções sindicais de todo o país darão informes sobre a posição retirada em suas assembleias, objetivando a uma avaliação do cenário geral. A ADUFU, portanto, fará nova rodada de assembleia para informar a categoria sobre as decisões tomadas no Setor das Federais do ANDE-SN e dar continuidade ao processo de deliberação sobre a construção da greve na UFU.