Isley Borges, jornalista da ADUFU, de Mossoró – RN
A gestão Prosseguir na Luta, representada pelo presidente da ADUFU – Seção Sindical, professor Sidiney Ruocco, pela sua Secretária-Geral Silma Nunes e pela sua Primeira Secretária, Vanessa Matos, participou do Seminário Nacional Sobre a Reorganização da Classe Trabalhadora, evento organizado pelo ANDES – Sindicato Nacional, ocorrido entre os dias 16 e 18 de junho de 2023, na cidade de Mossoró – RN.
A organização do evento partiu de uma deliberação do 41º Congresso do ANDES, ocorrido no mês de fevereiro de 2023, em Rio Branco – AC, evento que também contou com ampla participação da seção sindical, por meio de sua Diretoria Executiva e de sua base. O Seminário foi sediado pela Adufersa e pela Aduern, seções sindicais do ANDES que representam os/as docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, respectivamente.
A programação do Seminário teve início na noite da sexta-feira, 16, a partir das 19h, com mesa de abertura que contou com a participação da diretoria do ANDES-SN, da Aduern SSind, da Adufersa SSind, da Reitoria da Uern, do DCE Ufersa e do Motim Feminista. Em seguida, ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe contribuíram com o debate sobre os impasses e as perspectivas do sindicalismo no serviço público, em mesa intitulada “Sindicalismo no serviço público: impasses e perspectivas”.
O início do segundo dia do Seminário contou com apresentação teatral do grupo “O pessoal do Tarará”, com conteúdo que criticava a precarização do trabalho e a exploração extrema do sistema capitalista. Após a apresentação, compôs-se a mesa “Crise do capital e a reorganização da classe trabalhadora”, que contou com explanação dos/as professores/as Virgínia Fontes (professora da UFF e autora, entre outros livros, de “Reflexões impertinentes: história e capitalismo contemporâneo”) e Osvaldo Coggiola (professor titular da Universidade de São Paulo na área de História Contemporânea e autor de mais de 70 títulos).
A tarde do sábado ficou dividida entre duas discussões de suma importância para o debate em torno do movimento sindical: “Lutas populares, sindicalismo e mercado de trabalho” e “O perfil da classe trabalhadora e os novos desafios”. A primeira mesa da tarde foi composta por Danilo Martuscelli (Incis/UFU) e Marcos Tavares (Uesb). Já a segunda, contou com as exposições de Ana Procópio (Uerj) e Cacau Pereira (Ibeps). Além disso, os/as presentes puderam participar da exposição de livros de autoria de Osvaldo Coggiola, professor para quem o ANDES rendeu homenagens na ocasião, com apresentação musical do grupo “Sons de Maria”, formado por estudantes e professora da UERN.
“O Seminário, sem dúvida, contou com a participação de grandes analistas, que trouxeram importantes análises políticas do atual cenário. Entretanto, percebo que o evento está diretamente relacionado à vitória do grupo que comandará o Sindicato Nacional nos próximos anos. É notória a ausência de um dos grupos políticos expressivos do sindicato na programação, o que, por vezes, torna as exposições um tanto unilaterais”, relata o presidente da ADUFU, professor Sidiney Ruocco Junior.
O último dia do Seminário, 18, será destinado a uma plenária final, que ocorrerá pela manhã, intitulada “Reorganização da classe trabalhadora: o que fazer?”. O objetivo da plenária será elaborar encaminhamentos objetivos acerca do modo como o Sindicato Nacional poderá contribuir com o processo de reorganização da classe trabalhadora no complexo contexto que vivenciamos.
Todas as mesas ocorridas no Seminário Nacional Sobre a Reorganização da Classe Trabalhadora podem ser assistidas na íntegra no canal do ANDES-SN no Youtube. Acesse: www.youtube.com/sindicatoandes/streams.
Confira o álbum completo da participação da ADUFU.
Assista ao vídeo de avaliação dos/as participantes.