Foi com muita alegria que a ADUFU esteve presente no II Festival de Arte e Cultura do Andes que ocorreu em São Luís do Maranhão, entre os dias 7 e 10 de dezembro. O evento reuniu docentes de várias seções sindicais de todo o Brasil, que também enviaram seus profissionais da comunicação, pois na ocasião foi, ainda, realizado o VII Encontro de Comunicação e Arte do Andes.
Na programação houve espaço tanto para discussões sobre o papel da arte como um poderoso instrumento de resistência e parte importante da luta anticapitalista, tanto para apresentações culturais, oficinas e mostras. Uma mesa-redonda tratou sobre extrema-direita, privatização e precarização das políticas de cultura e arte. Houve apresentações do Bumba-Meu-Boi Unidos de Santa Fé e do Tambor de Crioula Catarina Mina. As performances teatrais “Mulher Guerreira” e “Poemas de ontem, hoje e amanhã” também fizeram parte da programação. Assim como, as exposições permanentes “Saberes e fazeres das comunidades populares tradicionais: aprendendo com a experiência”; “Errâncias Impossíveis”; “45 anos de APRUMA” e “Eixo Ensino”. Os e as participantes puderam escolher ainda entre as seguintes oficinas de arte: Cianotipia; Maquiagem Artística Drag; Arteterapia; Gravura Xilográfica e Teatro do Oprimido.
“O II Festival de Arte e Cultura do ANDES-SN se firmou como espaço para troca de conhecimentos e vivências, além de debates sobre o papel da arte e da cultura na emancipação da classe trabalhadora”
Saiba mais:
Veja o álbum completo: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.880353947431601&type=3