A ADUFU participou, no último final de semana (dias 16 e 17), das reuniões do Grupo de Trabalho Carreira (GT Carreira do Andes), ocorridas na cidade do Rio de Janeiro. Estiveram nas atividades, representantes do Andes Sindicato Nacional e docentes membros do GT Carreira de diversas Seções Sindicais do Brasil.
A professora Patrícia Nascimento, membro da direção colegiada, e a professora Jorgetânia Ferreira, presidenta da nossa Seção Sindical, representaram a ADUFU nas reuniões do GT Carreira. Momentos em que foram debatidas as diretrizes aprovadas no Conad Extraordinário, que aconteceu em outubro deste ano. Essas diretrizes foram reunidas em uma cartilha, que chegará para a base do nosso sindicato, em breve. O material é uma importante ferramenta para fomentar o debate sobre a carreira docente para as instituições de educação superior e também para os CEFETs, IFETs, para as Universidades e instituições de ensino municipais, estaduais e distrital.
A professora Jorgetânia, avalia que as reuniões foram momentos muito especiais de debate para a construção da carreira, carreira única de docentes dessas instituições, buscando melhores condições de trabalho, tanto para professores que estão na ativa, como também preservando os direitos de docentes já aposentados e aposentadas. “Participamos de um debate sobre a construção de um projeto de lei para que esse nosso desejo de ter uma carreira única possa se concretizar. Pois, visa, de fato, preservar a isonomia entre professores do Magistério Superior, da educação básica, técnica e tecnológica, tendo o regime de dedicação exclusiva como sendo o regime preferencial, incluindo nas atividades docentes todas as atividades das diferentes áreas do conhecimento, bem como o direito à formação continuada, o direito à atividade sindical, associativa, artística, cultural, a ser regulamentado tanto pela legislação como também preservando a autonomia universitária, garantindo o ingresso por meio do concurso público, estabelecendo discussões e limites em relação à carga horária. E um dos elementos dessa proposta é que a gente tenha uma única linha no nosso contracheque para que os governos não tenham a possibilidade de nos retirar direitos, o que muitas vezes isso é possível com as gratificações”.
A Diretoria Nacional do Andes vai enviar uma proposta de texto de lei sobre carreira para ser finalizado e aprovado no Congresso do Andes, que ocorre no final do mês de janeiro, em Vitória, no Espírito Santo. Convidamos toda a comunidade UFU para debater esse projeto de lei. Em breve, traremos mais informações.