imprensa@adufu.org.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

ADUFU marca presença na reunião nacional do GT-Carreira do ANDES-SN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A reunião nacional do GT Carreira realizada na sede do ANDES-SN nos dias 13 e 14 de abril teve um papel estratégico de acolhimento das discussões sobre carreira na base para municiar a diretoria do ANDES-SN na Mesa Setorial Permanente de Negociação. A próxima reunião com o governo federal para tratar exclusivamente de carreira será no dia 19 de abril, às 14h. Para ampliar seu poder de negociação, ANDES-SN e SINASEFE construíram alguns pontos de convergência na proposta de carreira, como a defesa de uma carreira única, de steps fixos de 5% entre os níveis da carreira, de unificação dos vencimentos e retribuições em uma linha única do contracheque.

As/os representantes da ADUFU-SSind., a Secretária-Geral, Raquel Azevedo, e o Secretário de Formação Sindical, Leonardo Segura de Moraes, levaram dois pontos discutidos no GT Carreira local para o debate. Em primeiro lugar, a luta contra o ponto eletrônico para a carreira EBTT. Ela passa, essencialmente, pela defesa da carreira única do magistério federal. A luta contra o ponto eletrônico é tema de duas resoluções sobre carreira aprovadas no 42º Congresso do ANDES-SN. Em segundo lugar, as/os representantes da ADUFU-SSind. relataram a reivindicação de que a UFU reformule a Resolução Interna 04/2017 que condiciona a progressão e promoção dos docentes à entrega dos documentos e à aprovação em avaliação de desempenho. A luta da ADUFU sempre foi pela garantia do direito à progressão e promoção desde que sejam cumpridos os requisitos e interstícios.

Os temas que exigem maiores debates na base são: 1) a duração da carreira, através da redução dos interstícios; e 2) o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). O CONAD Extraordinário para tratar desses e outros temas será realizado em setembro, em Brasília. Também há uma previsão de que a reunião conjunta do GT Verbas, GT Carreira e Setores (IEES-IMES-IDES, IFES) para debater carreira e financiamento se dê em junho deste ano.