imprensa@adufu.org.br

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

ADUFU debate política agrária, urbana e ambiental em reunião nacional do Grupo de Trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Representada pelo seu 1º Secretário, professor Ricardo Broncenschi, e pela professora Samara Carbone (Iciag) a ADUFU – SSind. participou da reunião nacional do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA), ocorrida ontem, dia 14 de abril, na sede do ANDES-SN, em Brasília.

Segundo as/os representantes da seção sindical, foi feito um resgate das deliberações dos três últimos Congressos do ANDES-SN e dois dois últimos Conads acerca da temática do grupo.

Ricardo Brocenschi e Samara Carbone levaram à reunião os informes locais, falando sobre projetos com os temas da luta ambiental os quais a ADUFU apoiará no próximo período. Além disso, eles destacaram a importância do retorno das discussões sobre o “PL do Veneno”, já abordado em Congressos e Conads.

As seções sindicais presentes também apresentaram informes e atualizações acerca de seus trabalhos no contexto dos GTPAUA locais.

Houve, ainda, debates sobre: formas de energia, impactos da mineração, bem-viver, modos e percepções da vida humana desatrelados da visão capitalista, direitos à natureza (racismos ambiental e territorial), compromissos da universidade com os impactos ambientais, movimentos ambientalistas nas universidades e na sociedade, dentre outros.

Foram discutidos alguns encaminhamentos sobre a COP 30, Conferência das Partes, órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, entendendo que o papel do sindicato é dialogar com os movimentos sociais sobre as mudanças climáticas, levando as contribuições até a COP. Além disso, o Sindicato Nacional realizará um seminário para tratar de forma crítica pautas específicas de interesse da categoria docente quanto à COP 30.

Foi pensada uma agenda comum para o Grupo, que conta com pontos como: a luta contra a profusão dos usos de pesticidas, agrotóxicos e agroquímicos; a construção do Dia Nacional de Defesa da Amazônia e da luta sócioambiental e pela terra (celebrado na data da morte de Chico Mendes, 22/12); e a formulação de ações de enfrentamento e denúncia da destruição do meio ambiente e dos eventos climáticos extremos.

O próximo encontro do GTPAUA está agendado para ocorrem em Belém, em agosto de 2024, para continuidade das discussões, sobretudo acerca de ações em torno da COP 30 e do encontro da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).