A Assembleia Geral da ADUFU, ocorrida no dia 17 de abril de 2023 deliberou pela constituição de uma Comissão para debates e encaminhamentos no que se refere ao Calendário Acadêmico da UFU.
Nas reuniões ocorridas desde a constituição da Comissão os/as professores/as presentes fizeram uma avaliação sobre a situação do calendário acadêmico, abordando os prejuízos para a categoria docente e para a garantia do ensino e aprendizagem com qualidade, tais como:
• comprometimento da saúde de estudantes e servidores/as;
• desgaste físico e psíquico da comunidade universitária;
• impossibilidade de usufruir do direito às férias docentes;
• descompasso dos calendários da graduação e da pós-graduação;
• desconexão entre o calendário da UFU e demais instituições de ensino gerando enormes problemas para os estágios, especialmente das licenciaturas.
A gravidade da situação é evidente a ponto de impedir que docentes usufruam de seu direito às férias, causando transtornos pessoais e dificultando a convivência familiar. Relatos de diversos professores e professoras apontam que, formalmente em período férias, continuam exercendo atividades letivas, o que inclusive pode gerar graves repercussões jurídicas, passíveis de processos judiciais, gerando grande ônus para a Universidade. De acordo com estudos realizados pela Comissão Especial de Planejamento, a UFU ocupava em 2022 o 51º lugar entre as 57 universidades avaliadas. Já em 2023 várias universidades já avançaram na resolução dos problemas do calendário, figurando a UFU no último lugar, o que demonstra a importância de uma solução efetiva e dialogada para a questão.
Pelo exposto, a Comissão compreende a necessidade de um processo de reorganização do Calendário Acadêmico, de forma democrática, em conjunto com a comunidade acadêmica da UFU, docentes, estudantes, técnicas e técnicos administrativos em educação. Consideramos fundamental, conforme decisão da Assembleia Geral da ADUFU, que o mês de janeiro seja livre de atividades acadêmicas, garantindo assim o direito às férias e o convívio familiar. Também consideramos essencial a sincronia entre os calendários da graduação e da pós-graduação.
Convidamos você, docente, discente e técnico-administrativo, a fazer parte desta luta!
Comissão: Aurelino José Ferreira (Ichpo/Pontal), Haroldo de Resende (Faced), Jorgetânia Ferreira (Inhis), Leonardo Segura (Ieri), Raquel de Azevedo (Ieri). Ricardo Brocenschi (IQ), Rodrigo Freitas (Iarte).
ASSINE: https://forms.gle/xeFRQnfCBvUiZe1U7
*Imagem de destaque: Milton Passarela