A ADUFU participou, na última sexta-feira (15), da manifestação, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, pelo fim da escala 6×1. O III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação integrou o ato público como parte da programação estendida do evento. Integrantes do Andes – Sindicato Nacional, das Seções Sindicais de diversas partes do Brasil e convidadas/os de mais de 10 países que estiveram no Congresso Mundial participaram, também, do ato pelo fim da escala 6×1, que levou milhares de pessoas para a Cinelândia no Centro do Rio de Janeiro.
As/os manifestantes destacaram que a luta pela redução da jornada de trabalho é histórica e central para a unificação da classe trabalhadora. A jornada de trabalho no Brasil (6×1) é considerada uma das principais causas de exaustão física e mental de trabalhadoras/es, além de impedir o convívio com a família e amigos/as e a prática de atividades físicas, de lazer, descanso ou estudo. Elas e eles pediam a redução das horas trabalhadas sem perdas salariais. A manifestação do Rio fez parte de uma série de atos, que ocorreram na mesma data, em 13 capitais brasileiras e em várias outras cidades do país, inclusive em Uberlândia. O fim da escala de seis dias de trabalho e um dia de folga também foi debatido no G20 Social, que ocorreu no Rio de Janeiro entre 14 e 16 de novembro.
Os atos foram convocados pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT). Em petição online, em favor da proposta de emenda à Constituição Federal (PEC), de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSol-SP), que propõe a redução da jornada de trabalho, o VAT já reuniu cerca de 3 milhões de assinaturas a favor da mudança.
Assine a petição você também!
Assine aqui: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR135067