Nota de repúdio da ADUFU-SS contra a vandalização da pintura feita no muro da UFU em homenagem à Marielle Franco

30/04/2019

No dia 14 de março de 2019, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, foi pintada na parte externa do muro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a autorização da instituição, uma imagem da vereadora carioca Marielle Franco.

A arte no muro da UFU foi mobilizada por diversos movimentos feministas de Uberlândia MG na data em que completou um ano da morte de Marielle Franco, que foi brutalmente assassinada no dia 14 de março de 2018, no Estácio, região central da capital fluminense. Vários outros atos aconteceram em diversas cidades no Brasil, reivindicando justiça e esclarecimento das motivações do crime.

Na manhã de ontem (29/04), foi constatado que a pintura feita em memória à vereadora havia sido vandalizada com tinta preta para descaracterizar a arte. A ADUFU-SS vem a público declarar total repúdio a essa ação anti-democrática que teve o objetivo de silenciar as vozes que clamam justiça e punição para os assassinos e para os mandantes.

O assassinato da companheira é um ataque que atinge brutalmente a voz da mulher negra, dos moradores e das moradoras de comunidades carentes no Rio de Janeiro e dos movimentos sociais. Para além das fronteiras cariocas, a morte de Marielle revela o lado mais perverso e cruel da sociedade, deixando evidente que uma parcela conservadora, retrógrada e fascista quer impor a segregação, o medo, a violência e a tortura como prática corrente.