Nota de Repúdio da ADUFU - SS a violência policial contra professoras e professores da Educação Infantil de Belo Horizonte

24/04/2018

A ADUFU, Seção Sindical do ANDES - Sindicato Nacional dos e das Docentes das Instituições de Ensino Superior, manifesta-se repudiando a violência policial contra professoras, professores, famílias e crianças em luta por carreira e salários dignos para professoras(es) da Educação Infantil do município de Belo Horizonte.

Na manhã do dia 23 de abril de 2018, na Av Afonso Pena, próximo à sede do poder municipal, a Polícia Militar, utilizando-se de um forte aparato e do uso da força, promoveu uma verdadeira cena de guerra contra a manifestação legítima da categoria da Educação infantil, que reivindicava equiparação da carreira e consequente isonomia salarial com professores do Ensino Fundamental, com base na legislação nacional que prevê mesma qualificação para professoras e professores dos dois níveis de ensino.

A ADUFU - SS se posiciona contrária a ação truculenta da Polícia Militar do Governo de Minas Gerais e do prefeito Alexandre Kalil, que alegou que a categoria mente sobre seus salários, sendo nítida a tentativa de desmoralizar as professoras e professores da Educação Infantil.

Mais uma vez o direito básico de manifestação foi impedido por policiais, além das agressões. Foram presos diretores do sindicato dos professores e professoras do município, ação típica de um governo autoritário que, analisada no contexto nacional de perda de direitos promovida pelo governo ilegítimo de Temer, revela o aprofundamento do Estado de Exceção.

(foto: /EM/DA Press)