ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

Nota de posicionamento da ADUFU sobre a realização do vestibular da UFU em dezembro de 2020

18/12/2020

A ADUFU - Seção Sindical vem, por meio desta nota, repudiar a realização do vestibular da Universidade Federal de Uberlândia, que ocorrerá amanhã, 19, presencialmente e em plena pandemia.

O novo coronavírus já fez, em todo o mundo, mais de um milhão, seiscentas e sessenta e cinco mil vítimas fatais. No Brasil, nos aproximamos de 185 mil mortes. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta quinta-feira (17) que metade das macrorregiões de saúde de Minas Gerais estão na "onda vermelha", de mais alto risco do programa de combate à Covid-19 do governo do Estado. Em Minas Gerais, os falecimentos por Covid-19 estão próximos a 11 mil.

No Brasil, neste dia 17 de dezembro de 2020, foram registradas 1.054 mortes em 24 horas, mostrando que voltamos a níveis do ápice da pandemia.

A Prefeitura de Uberlândia informou em seu boletim diário desta quinta-feira (17), que houve mais uma morte e 131 novos contaminados(as) em 24 horas. Assim, o total de vítimas nesta cidade desde o início da pandemia é de 728 óbitos e 40.800 infectados.

Em Assembleia Geral, a categoria dos docentes e das docentes da UFU deliberou por deixar nítida a posição da ADUFU quanto à realização deste evento, que coloca em risco a vida de estudantes e seus familiares, da equipe dedicada à sua realização e da comunidade do entorno, que se organizará, inevitavelmente, para suprir as demandas estruturais dos/as participantes.

Em tempos de várias tentativas, por parte do Ministério Público Federal, de interferir em assuntos internos da comunidade universitária, é de se estranhar que o referido órgão não se posicione sobre um evento que colocará em risco as vidas de milhares de pessoas da sociedade.

Nesse sentido, o sindicato reafirma o seu compromisso com uma educação democrática, laica e socialmente referenciada, pautada nos princípios científicos que recomendam o isolamento social como forma de prevenção à contaminação.