ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

Nota de pesar pelo falecimento do professor Tiago Adão Lara

26/09/2019

A ADUFU - Seção Sindical lamenta pelo falecimento, na manhã desta quinta (26), do professor Tiago Adão Lara.

Lara atuou como professor titular e, também, como visitante na graduação em Filosofia e em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Mais recentemente, era professor visitante da Universidade Federal de Juiz de Fora, contribuindo em seus programas de pós-graduação em Educação.

 Em sua trajetória em nossa universidade, a UFU, foi professor de muitos e muitas que atualmente constroem o movimento docente e sindical, ensinando o que deixou nítido em vários de seus escritos: que a vida revela-se como um processo, que é característica inerente do humano a criação e a invenção.

Esta visão dialética da vida levou-o a classificar a si mesmo, em entrevista dada para a Revista Educação e Filosofia (UFU, 1996, p. 07), como tímido e ousado, ao mesmo tempo. Em suas palavras: "Eu tenho uma timidez enorme, mas ao mesmo tempo existe dentro de mim uma vontade enorme de não me deixar levar (...) Dentro eu fervo, fora eu me comporto".

Desde 1958, o professor Lara se dedica ao magistério e a inúmeros movimentos de educação popular, muitos deles ligados a congregações religiosas e à Teologia da Libertação, filosofia que prega a justiça social e a igualdade de oportunidades para todos e todas.

Em um contexto de ataques à educação brasileira, cortes de recursos e ameaças a liberdade de ensinar e aprender, o sindicato dos professores e das professoras da UFU lamenta, profundamente, esta grande perda para a educação nacional




Nas fotos, professor Lara no Coquetel de Inauguração da nova sede da ADUFU, em 2016.