Site Destaque

Nota da ADUFU em apoio ao PIBID

07/12/2017


A ADUFU – Seção Sindical do ANDES apoia o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), defendendo a sua permanência e expansão.


Implementado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2009, o PIBID configura-se como importante marco do processo de democratização da educação, que ocorre desde o início dos anos 2000. Coordenado pelo Ministério da Educação, oferece bolsas para diversos alunos de cursos de licenciatura das instituições de ensino superior, assim como para professores das escolas públicas participantes do programa. Em 2017, na UFU, foram distribuídas quase 1.000 bolsas entre 28 subprojetos, desenvolvidos em 64 escolas.


De modo geral, os objetivos do PIBID compreendem o incentivo à formação docente, a integração entre educação superior e educação básica, a inserção dos estudantes universitários no cotidiano escolar, a articulação entre teoria e prática e a valorização da escola e seus atores sociais. O PIBID-UFU conta com a participação de 50 escolas públicas, em Uberlândia, e 15, em Ituiutaba, cumprindo de modo significativo o seu papel extensivo, de aproximação entre escola e universidade.


 Todavia, o PIBID, um dos sustentáculos das licenciaturas das universidades públicas, infelizmente, parece não se apresentar como prioridade para o atual governo. Nesse sentido, a ADUFU, por meio desta nota, se solidariza com a permanente luta dos integrantes do PIBID-UFU. No dia 07 de dezembro, o grupo estará representado pela sua coordenadora institucional, que se colocará em defesa do programa, que é tema de duas audiências públicas, em Brasília.


Fica PIBID!

 

Diretoria Executiva da ADUFU – Gestão "Resistir e Lutar" - Seção Sindical do ANDES