ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

Moção de apoio da ADUFU às trabalhadoras e aos trabalhadores da Educação do Estado de Minas Gerais em luta

20/06/2018

A ADUFU - Seção Sindical do ANDES, vem a público apoiar os trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual de educação de Minas Gerais, que estão em greve desde o último dia 11 de junho, e repudiar, de forma veemente, o tratamento a eles dispensados pelo governo de Fernando Pimentel que, há tempos, vem dividindo em parcelas os seus salários. Neste mês de junho, a situação se agravou ainda mais, uma vez que o atraso se deu, até mesmo, na primeira parcela para quem ganha até R$ 3 mil, atingindo em cheio as professoras e os professores. Nos meses anteriores, o escalonamento do pagamento era feito apenas para salários acima deste valor. 

A categoria promete permanecer com as atividades paralisadas até que os  pagamentos sejam realizados. Ontem (19), educadores e educadoras de todas as regiões do Estado participaram de atividade coordenada em Belo Horizonte pelo Sindicato Único dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e lotaram as ruas centrais da capital mineira com cartazes, faixas e palavras de ordem. Em Uberlândia, houve Manifestação do SIND-UTE unificada com o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (SINPRO) que representa os docentes do setor privado de ensino, que denunciam os baixos salários e a precarização do trabalho. 

De acordo com Elaine Ribeiro, coordenadora geral do Sind-Ute de Uberlândia, as mobilizações continuam. Hoje (20) ocorre uma passeata em Ituiutaba-MG e o movimento convoca atos para amanhã (21), nas entradas de todas as sedes das superintendências de educação do estado. Em Uberlândia, o ato ocorre a partir das 09h, na Rua Coronel Severiano, número 351, Bairro Tabajaras.

 A ADUFU - SS apoia a luta dos educadores e educadoras e coloca-se, permanentemente, na defesa da categoria educacional por melhores condições de trabalho, democracia, igualdade e direitos.