ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

MAIO AMARELO: Atenção pela vida

02/05/2018

MAIO AMARELO: Atenção pela vida

O Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde (Siaps), da Diretoria de Qualidade de Vida do Servidor (DIRQS/PROGEP), com apoio do SINTET UFU e da ADUFU - Seção Sindical, neste mês de maio adere à 5ª edição do Movimento Nacional Maio Amarelo.

Em 2018 o tema Nós somos o trânsito propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

'Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo', ressalta José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e idealizador do Movimento Maio Amarelo, segundo ele 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

'Nós somos o trânsito' é um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Na UFU as ações terão o objetivo de chamar atenção dos servidores para a  a conscientização, a responsabilidade e a autonomia na adoção de práticas que melhorem sua atenção e segurança no trânsito. Assim com o apoio dos sindicatos docente e técnico, será realizada ampla divulgação nas páginas oficiais, sociais, outras mídias e ainda a caracterização do tema nas recepções da DIRQS.


O movimento Maio Amarelo

O que é?

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de morte e feridos no trânsito em todo o mundo.

Objetivo

Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

O objetivo do movimento então é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Por que maio?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Por que amarelo?

O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.