ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

Leia a Carta da Frente em Defesa da Democracia - Triângulo Mineiro

11/08/2022

EM DEFESA DOS DIREITOS ELEITORAIS

 

Nosso país enfrenta um cenário horrendo de ataques à Democracia e aos Direitos Humanos. Tal cenário, lamentavelmente, tem tomado proporções catastróficas que, em diversas ocasiões, acaba encontrando respaldo na omissão ou nas ações das instituições, através de muito/as de seu/as representantes e, lamentavelmente, vem causando mortes e acirrando sofrimentos.


A Comissão Internacional dos Direitos Humanos - CIDH, recentemente, apresentou uma relatoria ressaltando o agravamento da situação política do Brasil, sobretudo, no que diz respeito aos atos de violência política que contaram com uma elevação de 200% nas últimas eleições, o que se soma ao aumento da fome, desemprego, ataques à democracia e agravamento da vulnerabilidade das vidas mais atacadas com questões estruturais históricas, lamentavelmente acirradas com a presente crise vivenciada no país.


Passados 34 anos da promulgação da Constituição de 88, uma vez mais a sociedade brasileira é convocada a defender o mais caro valor político que já conquistamos: a Democracia. 


Muitas são as ameaças recentes, praticadas por indivíduos e grupos extremistas que não conseguem conviver com o diferente e com o debate de ideias. Supostamente desconfiam das urnas (mesmo sendo eleitos sempre por elas); agridem o Poder Judiciário; põem em xeque nossas instituições e as ameaçam o tempo todo. 


Agrava a situação o fato de que aqueles que juraram defender a democracia são os que estão na primeira fila entre os que a atacam, seja falando contra ela, endossando quem a agride ou se omitindo de tomar providências contra os que cometem crimes seguidos contra a ordem democrática, encobertos pelo manto da liberdade de expressão - e o deturpando.


A Democracia é o valor que nos une e que permite a convivência de opiniões divergentes; que toma a vitória e a derrota como parte da luta política. Também é o valor que exige respeito e que não aceita ameaças e não tolera quem contra ela atenta.


E é por conta de nosso compromisso com a Democracia que nós, entidades da Sociedade Civil de Uberlândia e da região do Triângulo, assinamos este manifesto, deixando claro nosso apoio incondicional às instituições democráticas e nosso repúdio vigoroso aos que contra elas atentem.


O conhecimento científico acerca da história de experiências que culminaram com ditaduras fascistas nos assegura que nenhuma delas começou com o grau máximo da barbárie, mas, antes, todas se iniciaram com afrontas a direitos políticos e civis e, a partir disso, com rupturas quanto ao regime democrático. 


Por isso, as entidades que integram esta FRENTE EM DEFESA DA DEMOCRACIA entendem ser urgente a constituição de uma rede de proteção de seus militantes, independentemente dos partidos a que estejam, ou não, filiados, constituída, fundamentalmente, por profissionais e estagiários de Jornalismo e Comunicação Social, Tecnologia da Informação e Comunicação e Direito que possam, com agilidade, profissionalismo e eficiência, atuar e oferecer suporte em face de agressões físicas, denúncias, informações à população, cobrança a órgãos públicos e tratamento jurídico a perseguições e afrontas a direitos civis e políticos inalienáveis a uma sociedade democrática, sobretudo, no pleito eleitoral que se avizinha.


Neste sentido, conclamamos, além do/as referido/as profissionais e estagiários, a todos e todas que se identifiquem com nossas pautas a se somarem a nós, colocando-se à disposição para esta frente de resistência articulada aos movimentos e manifestações neofascistas que têm se sentido encorajadas a ultrapassar os limites do debate democrático e constituem, a rigor, séria ameaça a tais limites.


Acesse os links a seguir e cadastre-se para se somar à nossa luta! Resistir é o que nos resta!


Com votos de esperança,

 

Frente Em Defesa Da Democracia do Triângulo Mineiro

11 de agosto de 2022.


 

• Assista ao vídeo de lançamento da Frente:

https://www.youtube.com/watch?v=N8zFB-qs5ds


• Clique aqui para se inscrever como Advogado/a:

https://forms.gle/UEpBarim4qwBGCuh6

 

• Clique aqui para se inscrever como estagiário em Advocacia:

https://forms.gle/TiQ8nYJ2HDverNnL9

 

• Clique aqui para se inscrever como profissional de Jornalismo e Comunicação Social:

https://forms.gle/igGiyiTSP1xsxYGHA

 

• Clique aqui para se inscrever como estagiário/a em Jornalismo e Comunicação Social:

https://forms.gle/1g7wSxHq9E6EbX3x8

 

• Clique aqui para se inscrever como profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação:

https://forms.gle/Ka33vPA7TjdsREc88

 

• Clique aqui para se inscrever como estagiário em Tecnologia da Informação e Comunicação:

https://forms.gle/1j7H3UG1WQbsu9Wa8


• Clique aqui para indicar como você gostaria de se somar ao grupo:  

https://forms.gle/Lt4jAPNFWxWzdfQU6

 

ASSINAM A PRESENTE CARTA:

 

SINDICATOS

 

ADUFU – SS

SINDELETRO

SINDICATO DOS METALÚRGICOS

SIND-UTE

SINPRO

SINTET– UFU

SINTRAEMG 

SINTRASP

 

PARTIDOS POLÍTICOS

PCdoB

PDT

PSOL

PSTU

PT

 

 

MANDATOS

 

Vereadora Amanda Gondim

Vereadora Cláudia Guerra

Vereadora Dandara

Vereador Fabão