ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

Grupo diverso de docentes da UFU propõe curso de extensão sobre o golpe de 2016 e a democracia no Brasil

19/03/2018

Grupo de docentes de diversas unidades da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove o curso de extensão O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil. O curso é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e externa. Os encontros serão sempre aos sábados, das 8h às 12h, tendo início em 7 de abril com duração até 14 de julho.

A iniciativa foi motivada após as tentativas de censura à Universidade de Brasília (UnB), que propôs a criação de uma disciplina sobre o tema em questão. O objetivo dos encontros é promover o debate e o pensamento crítico acerca da atual conjuntura nacional, propondo uma análise histórica rigorosa através de uma abordagem interdisciplinar.

Eu não vejo outro papel da universidade que não seja o de propor debate acadêmico em cima de estudos e pesquisas realizados, porque a universidade tem o papel de inserção e de promoção de debates. Por isso, esse curso é tão importante, uma vez que, quando o assunto é o golpe de 2016 e a democracia brasileira, não há um consenso. Precisamos discutir, de fato, o que aconteceu após a saída de uma governante democraticamente eleita, afirma Mara Nascimento, professora do Instituto de História da UFU.

Estão envolvidos docentes do Instituto de História, Instituto de Economia e Relações Internacionais, Faculdade de Educação, Faculdade de Direito, Instituto de Ciências Sociais, Instituto de Filosofia, Faculdade de Medicina, Instituto de Biologia, Escola de Educação Básica (ESEBA/UFU), Instituto de Letras e Linguística e, também, técnicos administrativos, estudantes e convidados externos.


Datas, locais e palestrantes


07 de abril

Mesa de abertura: O golpe e a democracia no Brasil

Local: Auditório 3Q

Palestrantes: Prof. Caio Navarro de Toledo (UNICAMP) e Profa. Jorgetânia Ferreira (INHIS).

 

14 de abril

Da República Velha à República de Curitiba: entre golpes e retrocessos – apontamentos históricos sobre uma democracia violentada

Local: Auditório 5O-C

 Palestrantes: Prof. Antônio Almeida (INHIS - UFU), Prof. Newton Dângelo (INHIS - UFU) E Profa. Dilma Andrade De Paula (INHIS - UFU).

 

28 de abril

A conjuntura internacional do golpe

Local:  Auditório 5O-D

Palestrantes: Profa. Débora Prado (IERI – UFU), Prof. Pedro Henrique Cícero (IERI – UFU) e Prof. Filipe Mendonça (IERI – UFU).

 

05 de maio

A economia política do golpe

Local: Auditório 5O-D

Palestrantes: Profa. Marisa Amaral (IERI - UFU), Profa. Vanessa Petrelli Corrêa (IERI - UFU) e Prof. Wolfgang Lenk (IERI – UFU).

 

12 de maio

O papel do judiciário no golpe e os seus aspectos jurídico-penais

Local: Auditório 5O-D

Palestrantes: Prof. Luiz César Machado De Macedo (FADIR - UFU) e Prof. Helvécio Damis De Oliveira Cunha (FADIR - UFU).

 

19 de maio

A construção midiática do golpe

Local: Auditório 5O-D

Palestrantes: Profs. Rafaela Cyrino (INCIS - UFU), Cleudemar Fernandes (ILEEL - UFU) e Israel de Sá (ILEEL- UFU).

 

26 de maio

Democracia, cultura e mídia: narrativas contra-hegemônicas em tempos sombrios

Local: Auditório 5O-D

Palestrantes: Profa. Ana Paula Spini (INHIS - UFU), Profa. Iara Magalhães (membro do grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência/cinema, Estética e Política PPCOM - UFMG) e Cleber Do Couto Freitas Junior (Mídia Ninja e Mestrando em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Flacso/Brasil).

 

9 de junho

Resistências

Local: Auditório 5O-D

Palestrantes: Profa. Patrícia Trópia (INCIS – UFU), Profa. Jorgetânia Ferreira (INHIS), Dandara Tonantzin (estudante de Pedagogia – FACED – UFU, Movimento Enegrecer e Frente Brasil Popular) e Mário Costa De Paiva Guimarães Júnior (SINTET - UFU).

 

16 de junho

O golpe na Saúde Pública e no SUS

Local: Auditório 5O-D

Palestrantes: Prof. Nilton Pereira (FAMED – UFU), Sebastião Elias Da Silveira (Hospital de Clínicas – UFU) e Profa. Leila Bitar Mouckachar Ramos (FAMED – UFU).

 

23 de junho

Os golpes na Educação Pública, parte I

Local: Aguardando confirmação

Palestrantes:  Profa. Dra. Ínia Franco De Novaes (ESEBA - UFU), Prof. Dr. André Luis Bertelli Duarte (ESEBA - UFU) e Profa. Aléxia Pádua Franco (FACED - UFU).

 

30 de junho

Os golpes na Educação Pública, parte II

Local: Auditório 5O-D

Palestrantes: Profa. Maria Vieira Silva (FACED - UFU) e Profa. Olenir Maria Mendes (FACED - UFU).

 

07 de julho

Políticas do governo Temer

Local: Auditório 5O-D

Palestrantes: Prof. Jimi Naoki Nakajima (INBIO – UFU), Prof. Edilson José Graciolli (INCIS – UFU) e Prof. Leo Barbosa E Silva (INCIS – UFU).

 

14 de julho

Encerramento

Local: Auditórios 5O-A e B

Exibição de O Processo (2018, 2h 17min). Filme de Maria Augusta Ramos.

Cine-debate com a presença da diretora.


Você pode acessar o material do curso clicando aqui

As inscrições para o curso vão de 19 a 29 de março. Para se inscrever, clique aqui.