ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

Conheça o projeto #1968faz50 - Memórias e Esquecimento: os 50 anos do ano de 1968

11/06/2018

1968 FAZ 50 ANOS EM 2018

O ano de 1968 atravessa nossa memória e afeta as nossas sensibilidades. De tudo que ocorreu naquele ano, marcado, de um lado, por desejos de novas utopias e, de outro, pela humilhante censura da palavra e da livre expressão política, há coisas que gostaríamos de esquecer e outras tantas de lembrar.

Em maio de 1968, em Paris, estudantes universitários e universitárias montam barricadas urbanas, aspiram por uma revolução dos costumes, colocam em xeque o modo de produção industrial e a exploração dos trabalhadores e das trabalhadoras. No Brasil, mergulhado na ditadura civil-militar, em 13 de dezembro, decreta-se o Ato Institucional n. 5, o mais severo dos atos institucionais do regime autoritário.

Este projeto busca, por meio da reflexão e das expressões artísticas, provocar nossas lembranças e evocar o esquecimento sobre esse período.

A ADUFU - Seção Sindical coloca-se como espaço de realização e promoção de ações políticas necessárias diante da ameaça aos nossos direitos conquistados e da insegurança quanto às liberdades democráticas.


A MESA REDONDA DE 29 DE MAIO

A mesa objetiva a debater as experiências com o Arquivo Público Mineiro e o site Heróis da Democracia e será composta por Thiago Vitral (Superintendente do Arquivo Público Mineiro da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais), Luiz Alberto Molinar (Jornalista, pesquisador e desenvolvedor do site) e Iara Magalhães (Idealizadora do site). Veja as fotos: https://goo.gl/PphJkL. 




DELÍRIOS UTÓPICOS SOBRE MAIO DE 68

Os delírios utópicos de Cláudio Prado ocorrerão nos campi Santa Mônica e Pontal da UFU e debaterão a experiência de maio de 1968.
O convidado vivenciou as utopias daquele período. É produtor cultural, teórico da contracultura e da cultura digital e colunista do Mídia Ninja.
Veja as fotos: 
https://goo.gl/qkhJPB




SESSÃO DE CINEMA: "NO INTENSO AGORA", DIA 09 DE JUNHO
18h30min: Recepção com coffee break
19h: Exibição de "No intenso agora", de João Moreira Salles
21h: Debate com o montador Eduardo Escorel
Entrada Gratuita
Assista ao trailer do filme: https://goo.gl/vPTnu5.
Veja as fotos: 
https://goo.gl/3V4HdW 

PRÓXIMAS ATIVIDADES


19 de junho na Sala de Encenação - IARTE/UFU – 19h

Mesa Redonda: Artes e Violência de Estado - perspectivas entre dezembro de 68 (AI-5) e o fevereiro de 2018
Quem: Profa. Paulina Maria Caon (Teatro UFU) e convidados, profs. Narciso Larangeira Telles da Silva (Teatro UFU) e Adalberto Paranhos (Ciências Sociais UFU)


23 de junho e 7 de julho na ADUFU, 17h

Matinê 68 - Pipoca e projeção de filmes, seguidos de debate
Mediadores/as: Comissão organizadora do projeto.