ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

Campanha para a reconstrução da Escola Eduardo Galeano: saiba mais

22/09/2020

Fonte: Coletivo de Sindicatos, Entidades, Escolas, Movimentos Sociais da Educação em Minas Gerais.



No dia 12 de agosto, tomamos conhecimento da ação criminosa de reintegração de posse durante a pandemia de terras que estavam sendo cultivadas, e vimos por meio das mídias e das redes sociais fotos, vídeos, áudios, links com notícias que nos faziam sentir que precisaríamos fazer alguma coisa que fosse além de uma Nota de Repúdio.

No dia 13, ao ver fotos, vídeos, áudios, links com notícias da Escola Eduardo Galeano sendo destruída por um trator, surgiu e se alastrou a certeza de que o que precisávamos fazer era uma ação coletiva concreta para a Reconstrução Física da Escola e na intensificação de uma campanha pelo não fechamento de nenhuma escola do/no Campo.



Nesse sentido, a escola estar no campo, além de um direito,  é a garantia de um espaço fundamentador  de debates, de aprofundamentos e de construção coletiva. A presença da escola é um reconhecimento desta comunidade. Assim como outras políticas públicas devem estar.

A realidade que temos hoje é de fechamento de 40 mil escolas do campo nos últimos anos. De 100 escolas que fecharam, uma abriu. E quando o Acampamento Campo Grande tinha aberto uma escola, o Estado a tratora. Não fecha, não suspende, não inviabiliza = DESTROI. 

A ADUFU se soma à campanha nacional para reconstrução da Escola Eduardo Galeano. Faça sua contribuição através da vaquinha!

-
Coletivo de Sindicatos, Entidades, Escolas, Movimentos Sociais da Educação em Minas Gerais.