ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

Boletim informativo da reunião com docentes para informações sobre a renovação do seguro de vida da UFU

30/08/2018


 

Foi realizada na terça-feira (21), na sede da ADUFU-SS, uma tarde de diálogo e troca de informações sobre a renovação de seguro de vida da UFU. A possibilidade de descontinuidade do serviço, caso o número mínimo de renovações não seja alcançado, é uma preocupação para servidores e servidoras, principalmente para aqueles e aquelas que têm mais de 60 anos, pois a partir dessa idade fica mais difícil ser aceito/a por uma nova seguradora.

Participaram da atividade o presidente da Comissão Gestora das Apólices de Seguro de Vida em Grupo dos Servidores da UFU: Walter Gomes, o advogado que representa a ADUFU; José Carlos Muniz; e a diretora da ADUFU, Gizelda Costa. A maioria dos servidores/as que estiveram presentes têm contratos com a seguradora MetLife há mais de 20 anos.

Além da renovação do seguro também foram debatidos o reajuste do mesmo, a necessidade de esclarecimentos para familiares dos/as segurado/as e a possibilidade de receber o seguro ainda em vida em caso de enfermidades graves.



A realização da reunião foi uma iniciativa de Gizelda Costa que, por participar do grupo de segurados/as há muitos anos, achou importante discutir o assunto com os colegas e também pegar orientações tanto com o advogado quanto com o presidente da comissão que representa a UFU nesse seguro.  “Meu objetivo foi esclarecer as nossas dificuldades, ou seja, o nosso grupo tem um reajuste que é grande, mas sem a garantia de que todos e todas terão no futuro a continuidade desse mesmo seguro. Muitos professores e professoras estão preocupados/as em garantir que essa renovação aconteça, para que os segurados e seguradas que têm acima de 60 anos tenham acesso ao seguro”, explica a diretora.

Foi encaminhado, durante a reunião, que mesmo as pessoas que não tenham interesse em dar continuidade ao seguro devem ser incentivadas a fazer a adesão até dia 14 de setembro. A medida é necessária para garantir a renovação da apólice do grupo, pois há uma quantidade mínima de assinaturas que são necessárias para garantir que esse seguro seja renovado por mais cinco anos.

 

Outros dois encaminhamentos decididos no encontro foram a elaboração de um boletim informativo sobre o tema que deve ser enviado pela ADUFU para professores e professoras, e também a divulgação das informações pelos próprios presentes aos seus e suas servidores/as conhecidos/as.

Walter Gomes reafirma que os/as segurados/as têm até o dia 14 de setembro para devolver o termo de anuência assinado. “Como há uma exigência legal de que nós tenhamos ¾ dos segurados autorizando essa renovação da apólice, com os ajustes solicitados pela Med Life, nós precisamos que todos entreguem o documento. Pedimos aqueles que não pretendem continuar com a apólice que mesmo assim assinem. Pensem que assim podem colaborar com os amigos e colegas que querem continuar. O desligamento individual da apólice pode ser realizado depois que o seguro do grupo for renovado. Em caso de dúvidas procurem a corretora, a PROGEP, o SINTET-UFU ou a ADUFU, pois nesses locais existem pessoas aptas para esclarecer as dúvidas relacionadas ao seguro”, esclarece o presidente da comissão.

José Carlos Muniz informou que alguns segurados já podem receber o seguro ainda em vida. “Professores e professoras que estão com alguma doença como cardiopatia grave ou câncer, ainda que não seja muito agressivo, devem procurar o setor jurídico da ADUFU para saber se já podem receber o seguro de vida”, disse o advogado.

A professora do Instituto de Letras, Myrtes Cunha, chamou a atenção para o fato de que as companhias que fazem seguros de vida se interessam pelas pessoas mais jovens cuja possibilidade de precisar do seguro é menor. “Nesse mundo nosso da mercadoria, do dinheiro e do lucro, a pessoa que envelhece – e todos e todas vão envelhecer – não tem lugar. O que eu penso é que as pessoas precisam se juntar, somar esforços e se apoiarem mutuamente nessa discussão. Não apenas nas ações que efetivamente a gente precisa ter em relação ao seguro de vida, mas também nesse reconhecimento afetivo da nossa condição, que é realmente muito importante, como pessoas que estão envelhecendo, e da necessária relação com o coletivo e também com os que estão chegando”, reflete Myrtes.


O presidente da comissão gestora das apólices informou que até o momento apenas 1.057 dos 2.183 termos, concordando com a proposta da MetLife com relação a renovação do contrato, foram assinados. Faltam, portanto, cerca de 580 assinaturas para que o seguro do grupo possa ser renovado. A comissão elaborou um comunicado com esclarecimentos relativos ao tema e solicitou o auxílio da ADUFU para a divulgação do mesmo. Esse texto segue abaixo:



Uberlândia, 28 de agosto de 2018.

 

Aos servidores pertencentes a apólice do Seguro de Vida em grupo estipulada pala UFU – apólice MetLife nº 93.06172

 

Ref.: “Termo de Anuência” para a renovação da apólice cujo vencimento ocorreu em 30/06/2016.

 

A Comissão Gestora das Apólices do Seguro de Vida em Grupo dos Servidores da UFU e Fundações, encaminhou aos servidores pertencentes a apólice referenciada, correspondência datada de 18/06/18 com o “Termo de Anuência”, explicando e orientando sobre a necessidade da assinatura do documento, o qual permitirá a Comissão dar prosseguimento aos trâmites para a renovação do contrato do seguro. Como ainda não recebemos a quantidade de assinaturas (Termo de Anuência) necessárias autorizando a renovação da apólice, REITERAMOS aos segurados que ainda não assinaram o documento, que assim o façam e devolvam o mesmo, levando em consideração as ponderações a seguir:

a)    Até o momento recebemos (1.057) termos assinados concordando com a proposta da MetLife com relação a renovação do contrato;

b)    Fazem parte da apólice 2.183 servidores. Desse grupo, 76% encontram-se com idade acima de 60 anos, dificultando ou inviabilizando assim a participação dos mesmos na contratação de outras apólices de seguro, caso não seja possível a renovação do contrato com a MetLife;

c)    Com o número de documentos recebidos até a presente data não é possível dar continuidade ao processo de renovação do contrato, pois não atendem as exigências quanto a obtenção da anuência expressa de segurados que representem, no mínimo, ¾ (três quartos) do grupo, ou seja, 1.637 servidores;

Assim, considerando a existência do seguro por mais de 30 anos, bem como o grande número de pessoas que não terão oportunidade de contratar outras apólices em função da situação apresentada, é necessário que os servidores que ainda não devolveram o documento assinado, se posicionem quanto a continuidade ou não no grupo em questão.

Esclarecemos, que mesmo após a assinatura do “Termo de Anuência” é possível a solicitação de desligamento da apólice no caso de uma decisão pela não continuidade na mesma. No entanto, esclarecemos e reforçamos que a devolução do documento assinado, contribuirá de forma decisiva para que o grupo interessado possa renovar o contrato.

A Freecor Corretora Ltda, situada na Av. Mato Grosso, 424, Bairro Aparecida, nesta cidade, estará à disposição até 28/09/18 para o recebimento do documento ou esclarecimentos que se fizerem necessários, que podem ser obtidos também através dos telefones (34) 3235-8090 ou 3235-8422.

 

  Prof. Walter Gomes da Cunha

  Presidente da Comissão

  Portaria R Nº   369/2016