ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

Ato em Uberlândia - Greve Geral da Educação

13/05/2019


15 de maio, em todo o Brasil, é dia de manifestações e atos em defesa da Educação, Ciência e Tecnologia públicas e da liberdade de ensinar e de aprender. A luta também é contra a Reforma da Previdência.

Em Uberlândia vamos ocupar a Praça Ismene Mendes e fazer uma caminhada pelas ruas centrais da cidade. É hora de manifestar a nossa indignação com a retirada de nossos direitos e de protestar contra os cortes de bolsas; pela Educação Básica; em defesa da UFU (que também é ESEBA e ESTES), do IFTM e de todas as Instituições de Ensino Superior do nosso País.


Leve seu cartaz, sua faixa, seu pôster de pesquisa, convide as amigas e os amigos, registre com sua câmera ou celular e use a hashtag #GreveGeralDaEducação na hora de postar nas redes.

• Entre as atividades do ato haverá uma muito especial. É a intervenção artística “BalbUDIa” que deverá unir estudantes, docentes, técnicos e técnicas em educação e todas e todos interessadas(os) em apoiar a educação no Brasil. A Praça Ismene Mendes será transformada em uma gigantesca sala de estudos.

Como será? Os e as participantes/leitores irão se organizar na praça em fileiras circulares de cadeiras, bancos e almofadas (lendo e estudando, mas voltados para a sociedade). As 15: 20 as e os participantes permanecerão em seus lugares, em silencio, lendo e estudando.

Para participar dessa performance é necessário apenas:

1. Chegar às 15 horas.
2. Levar cadeira, pufe, banquinho ou qualquer outra superfície para sentar-se.
3. Levar um livro para ler (qualquer livro)
4. Disposição para ler -em silêncio- durante 15 minutos.

• E você também pode participar do grupo de percussão do Grande Ato em Uberlândia. Os ensaios acontecem no Bloco 3M do Campus Santa Mônica da UFU nos seguintes dias e horários:

Dia 14/05, terça-feira, às 18 horas;
Dia 15/05, quarta-feira, às 10 e meia da manhã.

Se você tiver algum instrumento de percussão deve levar. Se não tiver a gente improvisa. Não precisa saber tocar, só ter vontade.