Site Destaque

Aqui jaz a educação pública do Brasil

11/08/2017

O direito a escola pública está com os dias contados e como hoje, 11/08, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante, a ADUFU-SS, o SINTET-UFU em conjunto com Comitê Regional Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista organizou um ato simbólico em defesa do ensino gratuito para que mais estudantes possam gozar desse direito.

Convidamos todas e todos para “Ato Nacional em Defesa da Educação Pública” que acontece nessa sexta-feira, 11 de agosto (dia do estudante), às 16h com concentração em frente à Reitoria da UFU, Campus Santa Mônica. Haverá cortejo fúnebre e sugere-se vestimentas pretas.

Em todo o país serão realizados atos e mobilizações, unificando docentes, estudantes, técnicos(as)-administrativos em educação, trabalhadores e trabalhadoras de outras categorias e representantes de movimentos sociais e populares na luta em defesa da educação pública.

Organizadores e organizadoras da atividade avaliam que vivemos o desmonte da educação pública. As universidades públicas, sejam elas federais, estaduais ou municipais, estão sofrendo ataques violentíssimos, especialmente relacionados a sustentabilidade econômica. Os cortes de verbas têm inviabilizado o funcionamento das instituições. Há universidades federais informando que podem fechar a partir de setembro por falta de verbas. Essa situação é geral, e leva à necessidade de intensa mobilização em defesa da Educação Pública.

Situações que demonstram descaso e desrespeito com as instituições públicas, como o exemplo demonstrado pela imagem abaixo, não podem ser ignoradas.