ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

Ameaças para o futuro da UFU motivam reunião entre Administração Superior e Entidades Representativas da Universidade

31/07/2019

Uma reunião que teve como pauta única o “Future-se”, programa para financiamento do Ensino Superior proposto pelo  Ministério da Educação (MEC), foi realizada, na manhã de hoje (31), na reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Participaram deste encontro três membros da Administração Superior da UFU: Valder Steffen, reitor; Hélder Eterno, pró-reitor de Extensão e Cultura; Clésio Xavier, chefe de gabinete e representantes da Seção Sindical das Professoras e dos Professores da UFU (ADUFU); do Sindicato dos/as Trabalhadores/as Técnico - Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET/UFU); da Associação de Pós-Graduandos da UFU (APG) e do  Diretório Central das e dos Estudantes DCE


O encontro foi convocado pelas direções das quatro entidades representativas, devido a intenção de todas as categorias de que no futuro a Universidade continue sendo pública, gratuita, laica e de qualidade. Existe, em toda a comunidade acadêmica, a preocupação de que essas prerrogativas estejam ameaçadas. 



O Reitor afirmou que seguirá a manifestação preliminar do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (FORIPES) e ressaltou o seguinte trecho desse documento “Quaisquer decisões devem se levar em consideração a pertinência e a necessidade de manutenção da autonomia universitária e a preservação do caráter público, gratuito e inclusivo das instituições públicas de ensino superior, conforme os dispositivos consagrados e vigentes no texto constitucional.”  


Nesse documento, citado por Steffen, está destacada a seguinte informação “... os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior não tiveram prévio conhecimento do teor do Programa, ou mesmo foram convocados para participar do processo de elaboração do mesmo. Assim, o inteiro teor do material apresentado caracterizou-se por ser totalmente novo para as instituições federais, o que exige da nossa parte cuidadosa avaliação e mais tempo para que haja esclarecimentos e discussão junto a nossas comunidades.” 


Para que estes esclarecimentos sejam prestados e para proporcionar a discussão com a comunidade, ficou acordado que uma Audiência Pública será realizada ainda no mês de agosto para tratar do tema “Future-se”. O evento contará com participação do reitor e de membros da ADUFU, do SINTET/UFU, da APG e do DCE. Outras autarquias e instituições como Ministério Público e OAB também serão convidadas a enviar representantes.



As quatro categorias que representam a comunidade acadêmica  adiantaram que durante a Audiência Pública será proposta a realização de uma Assembleia Universitária conjunta entre todas essas entidades (ADUFU, SINTET/UFU, APG e DCE).