Site Destaque

AG da ADUFU-SS defende o Diretas já -

07/06/2017

AG da ADUFU-SS defende o “Diretas já!”

Resolução sobre atividade docente deve ser retirada da pauta e uma comissão específica deve ser criada para debater o assunto na UFU

 

A Assembleia Geral da ADUFU-SS realizada no dia 06 de junho, em segunda chamada às 17h, no Anfiteatro do Bloco 3Q, entre os vários assuntos em pauta decidiu encaminhar ao ANDES-SN que acrescentasse na pauta de lutas do Sindicato Nacional, além das lutas contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, o ponto: “Diretas já!”.  A decisão da AG da ADUFU-SS que foi precedida de uma avaliação de conjuntura será apresentada e defendida na próxima reunião Conjunta dos Setores das IFES e IEES/IMES,convocada para o dia 08 de junho.

 

Outro pronto importante para categoria e debatido pelas professoras/es foi a resolução sobre atividade docente. Várias intervenções durante a AG consideraram o documento problemático, policialesco, e com uma construção sem um amplo debate e sem levar em conta muitas particularidades da jornada docente. Aliás, durante a AG,foi lembrado que a ADUFU-SS já havia se posicionado sobre o assunto no ano passado. Em 6 de outubro de 2016, quando da divulgação de uma “Minuta de Resolução que Dispõe sobre as atividades dos docentes e sobre os regimes de trabalho”, a Seção Sindical divulgou uma nota de repúdio sobre a proposta que pode ser acessada em http://adufu.org.br/post/noticias/nota-de-repudio-a-minuta-de-resolucao-que-dispoe-sobre-as-atividades-dos-docentes-e-sobre-os-regimes-de-trabalho/ . O assunto está na pauta da próxima reunião do Conselho Diretor da UFU convocada para o dia 09 de junho. A Assembleia da ADUFU-SS deliberou por solicitar ao Condir sua retirada da pauta.  A AG também encaminhou como proposta que o Reitor crie uma Comissão específica sobre o assunto, além de promover junto à instituição um amplo debate.

 

Eleição na ADUFU-SS –

Durante a AG foi apresentado o cronograma eleitoral para escolha da nova diretoria da Seção Sindical. O pleito eleitoral da ADUFU-SS vai ocorrer dia 05 de setembro de 2017, com a posse da nova direção no dia 15 de setembro. A inscrição de chapas para concorrer à direção da ADUFU-SS, no biênio 2017/2019 será de 17 a 21 de julho de 2017. O edital com todas as informações deverá ser publicado na próxima semana.


 ATAS –

A AG também aprovou as ATAS das assembleias ocorridas esse ano nos dias 22/2, 18/4 e 18/5.

 

Preocupações - Dentro dos informes apresentados pelos participantes, alguns relatos preocuparam a comunidade docente, como os atos de violência ocorridos durante a realização do vestibular no último final de semana, quando estudantes portadores de piercing  passaram por  constrangimentos para realização das provas. Outro ponto preocupante foi em relação às várias ações da Polícia Militar dentro do Campus Santa Mônica no dia 06 de junho. A ADUFU-SS deverá cobrar esclarecimentos da Reitoria.