ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

ADUFU promove mesa virtual em defesa da liberdade de ensinar e de aprender

29/11/2021

A “Mesa Virtual: educação democrática, inclusiva e sem discriminação não combina com perseguição” foi realizada ontem 25, pela gestão "Prosseguir na Luta” da Diretoria Executiva da ADUFU. O evento foi realizado por meio do sistema de videoconferência Cisco Webex Meeting e compartilhado, ao vivo, pelo canal da ADUFU na plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube.

 

A atividade tratou da importância da liberdade de ensinar e de aprender em escolas e universidades. Ela foi proposta em meio às perseguições sofridas por um professor de filosofia da rede pública, em Uberlândia, constrangido por um vereador conservador por promover a reflexão crítica em sala de aula. Um vídeo, não consentido, foi gravado em um momento em que o professor explicava que discurso de ódio não é opinião e que ao opinar não se deve “ferir o outro, não diminuir etnias e não compactuar com racismo, xenofobia, homofobia e qualquer tipo de discriminação. Após sofrer uma edição, o vídeo foi tirado de contexto e usado em redes sociais para promover ataques ao docente.



Participaram da mesa virtual o Prof. Dr. Edilson Graciolli (ADUFU-SS), a professora Júnia Alba (Sinpmu), a professora Háida Palhano (Sinpro-MG) e professor Guilherme Graciano (SindUTE). A mediação foi feita pelo jornalista Isley Borges.


Graciolli explica que a liberdade de ensinar e aprender é algo que incomoda pessoas que têm a pretensão do pensamento único, de uma ideologia oficial e de negar a necessidade e a possibilidade de que seja feita a crítica histórica ao existente. “O existente não é definitivo ele resulta daquilo que nós fizemos, não fizemos ou toleramos, portanto, pode ser alterado. O conhecimento científico tem o compromisso com o desvendamento de todas as mentiras e preconceitos”.



O vídeo completo do debate está disponível no canal da ADUFU no Youtube.

• Veja a Mesa Virtual na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=AR5G1C1ltpI