ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

ADUFU participa do lançamento da iniciativa Inteligência Coletiva Minas Gerais

28/09/2020

A ADUFU - Seção Sindical, na última semana, participou do evento virtual de lançamento do grupo Inteligência Coletiva Minas Gerais representada pelo seu presidente, professor Sidiney Ruocco. O lançamento ocorreu na data de início da primavera, 22 de setembro, e foi organizado pela Deputada Estadual Beatriz Cerqueira (presidenta da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais), pela professora Zélia Profeta (diretora da Fiocruz Minas Gerais) e pelo professor Luciano Mendes (secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC).


A iniciativa Inteligência Coletiva Minas Gerais é um coletivo que, sob a coordenação da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- Minas Gerais (SBPC/MG), do Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Minas e da Presidência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), reúne professoras, professores, pesquisadoras e pesquisadores de várias Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs). O coletivo tem por objetivo contribuir para o enfrentamento da crise sanitária e humanitária pela qual passamos mediante a organização de redes de interlocução e cooperação entre as ICTs e a sociedade civil organizada nos diferentes territórios mineiros e com a elaboração de projetos de futuro para nosso estado. A conferência principal do evento foi ministrada pela professora Drª. Heloisa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi intitulada "Gripe espanhola em Belo Horizonte, o que aprendemos?".


O presidente da ADUFU - Seção Sindical, professor Sidiney Ruocco, afirma que o ANDES e as suas seções sindicais têm clareza da importância da defesa intransigente da ciência em tempos de obscurantismo e que eventos desta natureza contribuem para a defesa da universidade laica, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.