ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

ADUFU participa da abertura do Congresso do ANDES em Belém

28/01/2019

Na manhã desta segunda-feira (28), no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, foi aberto o 38º Congresso do ANDES - Sindicato Nacional. A temática que norteia os debates neste ano é "Por Democracia, Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC/95". 

A plenária de abertura foi composta por lideranças do sindicato nacional, membros e membras de movimentos sociais (como o Movimento dos Atingidos por Barragens, a União Nacional dos Estudantes, o movimento indígena, dentre outros) e representantes da seção sindical e da universidade que sediam o evento.

"Vários temas importantes foram abordados na plenária de abertura, inclusive o crime ambiental ocorrido em Brumadinho, denunciado pelo líder do Movimento de Atingidos por Barragens. Além disso, esse congresso luta pela revogação da Emenda Constitucional 95, que assola os orçamentos das universidades públicas brasileiras", pontua o presidente da ADUFU, professor Benerval Pinheiro Santos.

As falas da mesa de abertura evidenciam indignação diante do atual contexto de retirada de direitos e aprofundamento da crise política no Brasil, e apontam péssimas perspectivas para a universidade pública brasileira.

Para ver as fotos, clique aqui.