ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

ADUFU no combate ao coronavírus: parceria com Instituto de Química da UFU possibilita produção e distribuição de álcool 70% em gel e glicerinado

21/07/2020

A Diretoria Executiva da ADUFU - Seção Sindical, gestão Construção Coletiva das Lutas, desde o início da pandemia do Covid-19 organizou ou apoiou uma série de ações que visam diminuir os impactos da contaminação do coronavírus: movimentos sociais contaram com doações de alimentos para cozinhas comunitárias, professores/as filiados/as receberam gratuitamente máscaras de proteção artesanais e campanhas de solidariedade visando o atendimento de pessoas em vulnerabilidade foram apoiadas.

Mais recentemente, a gestão firmou parceria com o Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mais especificamente com o professor Dr. Marcos Pivatto, que desempenha ações da mesma natureza desde o início da pandemia. Observando que o Hospital de Clínicas da universidade estava passando por dificuldades devido a falta de insumos, o docente, a partir de uma diálogo com o Pró-reitor de Extensão e Cultura, decidiu produzir álcool glicerinado com foco nas necessidades do hospital.

Assim que a seção sindical tomou conhecimento dessa produção, entendeu que poderia ir além dos muros da universidade e adentrar espaços desassistidos da sociedade, como assentamentos, asilos, orfanatos e outras instituições que necessitam da doação, uma vez que o álcool, no contexto da pandemia, teve o seu preço inflacionado.

"Foram preparados 500 litros de álcool glicerinado, em parceria com a ADUFU. Essa produção envolveu aproximadamente 15 pessoas, dentre alunos, técnicos e docentes, todos voluntários. Tudo o que temos conseguido para a ação foi através de doações de instituições, usinas, empresas e sociedade. Foi através deste contexto de doações que temos sustentado as ações desde o início, e elas têm se mantido", afirma Pivatto.

De acordo com o professor Sidiney Ruocco, presidente da seção sindical, as doações auxiliarão significativamente a não propagação do vírus, já que cumprem com uma  importante função profiláctica, impedindo a contaminação ou disseminação do virus, ou seja, a assepsia. "As ações da ADUFU neste contexto de pandemia do coronavírus são concentradas em oferecer a quem precisa, condições básicas e fundamentais para dignidade humana, como alimentação, higiene pessoal e proteção", conta Ruocco.

A Diretoria Executiva da ADUFU, a partir desta semana, inicia a entrega dos frascos de álcool em gel e glicerinado para os movimentos, entidades e associações necessitadas, prezando por todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).