ADUFU - Seção Sindical do ANDES
Site Destaque

A ADUFU AVISOU: como o ensino remoto está afetando a vida dos docentes

31/08/2020

RESPONDA A SONDAGEM SOBRE O ENSINO REMOTO NA UFU

Desde meados do mês de maio, quando o debate sobre o ensino remoto como solução para o isolamento social provocado pela pandemia se iniciou, a ADUFU - Seção Sindical posicionou-se incansavelmente por meio de todos os seus canais de comunicação, indicando que a implementação apressada da modalidade de ensino em questão poderia representar sérias ameaças à qualidade da educação pública.

As Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) tiveram início na UFU desde o último dia 10. Pouco tempo de experiência já evidenciou dificuldades para efetivação de matrículas, ausência de planos de trabalhos com metodologias detalhadas que observem as minúcias do espaço virtual, descontentamento de docentes e discentes quanto à eficácia do aprendizado, enfim, (des)compassos de uma nova realidade universitária, moldada com o objetivo de atender a burocracia e o tempo do mercado. Bem que a ADUFU avisou que o ensino remoto aprofundaria o processo de precarização da educação e da carreira docente...

Diante disso, a ADUFU quer saber: como o ensino remoto está afetando a sua vida? Convidamos professores e professoras da UFU a colaborarem com a nossa sondagem.

Tem alguma denúncia ou quer nos contar os problemas ocasionados pelo ensino remoto na UFU? Você pode nos enviar uma mensagem direta pelas nossas redes sociais ou nos marcar (@adufuss).


Os meios de comunicação têm escancarado os problemas do ensino remoto nacionalmente, expondo declarações de alunos que afirmam não conseguir aprender e de professores que revelam a sobrecarga de trabalho, os desafios e os limites da virtualidade. Diante disso, a ADUFU quer saber: como o ensino remoto está afetando a sua vida?

Reportagem do site UOL Educação trata da estratégia de alunos/as diante do ensino remoto: reprovar para aprender de verdade. Leia na íntegra!